domingo, 29 de abril de 2012

Trampolineiros (1) do caraças …

Série de artigos publicados por mim na “Região de Águeda”, este em 14 de Março de 2011

Trampolineiros (1) do caraças …

No Reino da Papálvia, também denominado País das Maravilhas, continua o reinado de D. Pinócrates, cujos súbditos andam tristes e desolados, pois há muito que passaram a comer, o paloco (2) desfiado comprado no Lidl a preço de saldo, em detrimento da sua postinha de bacalhau

Para justificação deste apertar de barriga, El Rei e seu ordenança Sheriff de Nottingham instalado no Terreiro do Paço, têm pedido todos os sacrifícios aos pobres dos papalvos para debelar a crise que aflige o Reino e toda a região. Os papalvos sempre desconfiados e quase em desespero verificam, que o sacrifício não é geral, e os nobres enchem as lojas gourmet do Corte Inglês, e compram cada vez mais coches de alta cilindrada e muitos cavalos. Para os papalvos da nossa terra restam as bicicletas e já a edilidade proporcionou os respectivos trilhos definidos (vulgo pistas cicláveis).

D. Pinócrates cada vez mais nefelibata(3), anuncia aos seus súbditos a excelência dos números do deficit, da execução orçamental, do crescimento económico. Tudo corre sobre rodas. Mas de visita aos país real, da noite para o dia, encomenda o sermão ao tal de Sheriiff , e este, de ar façanhudo e mal disposto, irrompeu pelos lares dos papalvos, através dos arautos do reino, e anunciou tonitruante mais um pec de sacrifício. Lá se vai o paloco, que nem para esse vai haver dinheiro, e saiam umas sopinhas de cavalo cansado, claro que esperando que o pão mesmo duro de véspera não suba de preço. É claro que este PEC, não trará qualquer agravo aos nobres, e a sua elevada função de gerir os bens públicos em nada será afectada. Resta aos papalvos contribuir cada vez mais, para os festins daqueles que se refastelam à grande e à portuguesa com vinhos Batuta e outros(± 250 € por garrafa,) com valores superiores a grande parte das desgraçadas reformas que o Sheriiff tinha anunciado congelar, mas agora recua, e diz que têm que ser cortadas, pois é possível poupar.

Dum dia para o outro El Rei diz uma coisa e depois outra, e o Sheriff reforça todas as trampolinices e o fosso entre as sopas de cavalo cansado, e o caviar é cada vez maior.

Entretanto nesta floresta de desencanto até o Robin dos Bosques (que poderia ser a última esperança dos papalvos) desistiu da sua luta, pois a desgraça e a miséria é tamanha que não tem mãos a medir e sente-se incapaz de atender a todos os necessitados. Estes em esforço final, vêm para a rua gritar o seu mal estar, tendo estado na capital do reino, este fim de semana mais de trezentos mil, na esperança de os trampolineiros saiam da sua vida.

(2) Pollachius virens; é um peixe da familia do bacalhau, capturado em estado selvagem nos mares do Pacífico Oriental, e que depois é submetido a um processo de seca/salga que vai de encontro ao tradicional sabor português.

Sinónimos de Trampolineiro (dicionário on line português)

ardiloso, doloso, embusteiro, enganador, falaz, impostor,mentiroso, obreptício, patranheiro, sub-reptício e trapaceiro

nefelibata - adj. e s.m. e s.f. Que, ou pessoa que vive nas nuvens, cujo espírito vagueia num mundo ideal.

Sem comentários: