segunda-feira, 24 de maio de 2010

Os Vampiros

 

São os mordomos
Do universo todo
Senhores à força
Mandadores sem lei
Enchem as tulhas
Bebem vinho novo
Dançam a ronda
No pinhal do rei


Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada…

(Texto e música de Zeca Afonso)

clip_image002

Continuamos bem sem saber com que linhas nos cosem, um dia dizem uma coisa, no outro dia outra; Sócrates apregoa no Reino da Alice, o ministro do Tesouro Cabeça Branca apregoa no Purgatório, e afinal quem vai para o Inferno é o Zé que de Povinho passou a Pacóvio, sem consciência da praga que lhe caiu na cabeça.

Mas os arautos da desgraça estão sempre a aparecer, até o inenarrável e tenebroso ex Guardião dos Dinheiro de Portugal, que agora arrecada os milhões da Europa, de seu nome Constâncio (constante no arrecadar para o seu bolso), ameaça a populaça que em 2012 novo PEC trará descontos a doer nos magros salários dos já sacrificados portugueses. Este arauto aparece sempre, para abrir caminho para a desgraça, assim aconteceu anteriormente, para justificação do Governo.

Perguntamos ao Governo de Sócrates e seus parceiros de dança, o tango espanhol, qual a contribuição destes senhores para minorar a crise.

A justeza do sacríficio geral seria compreendido por todos, se a todos coubesse a sua quota parte do mesmo.

Sabemos que o Sr. Jardim Gonçalves do BCP, recebe 37 milhões de prémio, pela gestão gravosa do seu Banco, cujos buracos são suportados por todos nós. Qual a percentagem para a crise?

Sabemos que o Sr. Mexia recebe este ano 7 milhões de prémio pela gestão da EDP, empresa participada pelo Estado. O mesmo acontece com o senhor Granadeiro da PT, com o jovem da JS Soares também da PT mais 1 milhão. Qual a percentagem para a crise?

Sabemos que os Bancos declaram uma média de lucros diários de 1 milhão de euros. Senhor Primeiro, qual o esforço pedido aos Bancos para minorar a crise? Sabe o Senhor à custa de quem os Bancos vão comendo e engordando? Não será possível taxar estes lucros obscenos à custa das desgraças do Zé?

Sabemos que a frota de automóveis do Estado continua a engordar com veículos novos de alto luxo. Veja-se como exemplo pequeno, a frota de BMW à disposição do Presidente da AR Jaime Gama, e seus Vice-presidentes. Porque lhe custa decidir por exemplo um teto para o custo dos carros ou durante dois anos não haver carros novos para ninguém?

Sr. Eng. Sócrates, não vê V.Exª aqui vários exemplos que poderiam ser levados em conta para diminuir a despesa do Estado. Porque insiste só no emagrecimento dos trabalhadores?

Impostos, ameaças de cortes nos salários, é fácil, mas ir contra a mordomia instalada é difícil… A minha expectativa de socialista foi bem defraudada, a sua política afinal de Maravilhas só para os bem instalados.

Zeca Afonso, aveirense e o maior compositor da revolução compôs em 1963 o poema Os Vampiros. Leiam com atenção e vejam se não é mesmo o que acontece actualmente. É altura do Zé mostrar a sua fibra de português e deixar de ser pacóvio

2 comentários:

joao de miranda m. disse...

Isso mesmo. Dá-lhes. Gostei muito do post. Texto bem organizado e crítico qb.
Grande abraço.

PG disse...

Uma opinião incisiva e verdadeira. É pena os pacóvios continuarem a gostar deste socras. Eu bem sei como se acabava esta mafia...

Um abraço, PG