terça-feira, 18 de maio de 2010

Formatação em meias tintas

Formatação em meias tintas

Fomos surpreendidos há alguns meses, quando equipas de pintores deixaram algumas ruas da cidade, com passadeiras vermelhas, num emaranhado de curvas e contracurvas, bordejando totalmente algumas rotundas e ruas.

clip_image002

Confrontámos algumas pessoas com este alindamento, talvez tivesse a ver com a visita do Papa diziam uns, com pistas para bicicletas diziam outros, ou para aproveitar as tintas do passado armazenadas há alguns anos.

Verificámos que, apareceram noutras ruas pequenas chapas com desenho de bicicletas.

Indagámos e fomos então informados que se pretendia formatar o traçado de ciclovias, de forma a melhorar a saúde de todos, e a determinar o seu percurso.

Porque sou um adepto do cicloturismo fiquei expectante, porque a formatação umas vezes, levar-nos-ia para os passeios, outras vezes para a zona de estacionamento dos automóveis exemplo Rua Eng. José Bastos Xavier, outras vezes pelo meio das ruas. Achávamos muito confuso mas esperávamos a sequência, onde seriam os novos parques de estacionamento, por onde andariam os peões face ao traçado das ciclovias, e como o coração dos aguedenses se comportaria no traçado sinuoso e difícil nesta topografia tão variável.

Afinal nada aconteceu … as passadeiras vermelhas passaram a meias tintas e nalguns casos já desapareceram. Sem querermos meter a foice em seara alheia, achamos no mínimo estranho o facto de em tempo de crise se terem gasto verbas em tinta, mão de obra, incómodos … que afinal deram em meias tintas. Acho que esta tentativa de formatar o comportamento e liberdade, já não devia colher. Já nos basta, pessoalmente não gosto de ser formatado.

A propósito de crise e poupança nas despesas públicas, fomos confrontados esta semana com uma tempestade de areia para os olhos dos portugueses, que espantados, nem querem acreditar no que lhes está a acontecer.

Há que apertar cada vez mais o cinto, a crise deve ser suportada por todos, dizem os iluminados que determinam o nosso destino. Para dar o exemplo, também os políticos e gestores públicos serão taxados nos seus vencimentos com o desconto de 5%. Deixem-nos rir, ou chorar de raiva. Quanto significa este desconto para vencimentos de centenas de milhares de euros? Como não houve coragem de cortar as chorudas regalias de todos eles? Carros de alto luxo, ajudas de custo para viagens em 1ª classe, telecomunicações de borla, cartões de crédito com altos plafonds para pagar refeições em restaurantes milionários. São milhares de políticos e gestores públicos a usufruir destas regalias, e agora nesta nuvem de areia, até nos querem fazer crer na moralização da crise para todos. Era tão fácil estar de acordo se houvesse justiça!

Será que estes senhores sabem que há 600.000 desempregados, muitos sem qualquer moeda no bolso? E mais de 400.000 no limiar da pobreza?

Lembramos que outros países, não em tão maus lençóis como nós, Espanha e Irlanda fizeram cortes nos vencimentos dos políticos e gestores de 15% e 30% respectivamente. Não seria um exemplo a seguir ? Mas aqui quem decide, protege os pares.

Infelizmente o sentimento de impotência, e tristeza generalizada, apodera-se de todos nós, mas a esperança não morre e o futuro há-de sorrir para os mais desprotegidos.

2 comentários:

PG disse...

Estou-me nas tintas para essas pinturas no pavimento. Isso vem de gente que nem no "pincel" consegue segurar.
É esta a cambada que esgalha os orçamentos e avoluma a dívida autárquica.
Porque que é que não pintam umas pistas pedonais a azul ou verde na via pública para aqueles que fazem jogging?

Tiz disse...

Diz la , diz lá quem deu a ideia dessa magnifica e bem apanhada foto, hum? Ah pois, grande rubrica :) beijinho