domingo, 29 de abril de 2012

Pantominas …

Série de artigos publicados por mim na “Região de Águeda”, este em 9 de Maio de 2011

Pantominas …

images

Olhem para mim, sou o vosso salvador. Consegui que as labaredas do inferno não caíssem sobre vós. Oh Luís estou bem assim? … E assim começou a maior pantomina da história recente deste Reino bem-aventurado.

Nos canais da RTP ( Radio Televisão da Papálvia), Pinócrates anuncia aos papalvos as benesses da Pantomina. Comigo vão ter o 13º mês, o subsídio de férias, não haverá cortes nos subsídios sociais e, tal como sempre disse, os arautos de Lucífer só anunciavam a desgraça e como veem comigo, é só bem aventuranças. Oh que maravilha viver neste mundo cor de rosa … Estou melhor assim oh Luís? Desvia aí o teleponto!

Como é possível estar a acontecer esta pantomina, num País desgraçado, em que é necessário estender a mão aos usurários que querem sorver as ultimas gotas de sangue tal como bando de vampiros em noite de lua cheia? São todos solidários e a Europa está connosco, diz Pinócrates.

Este acordo é o maior atestado de incompetência passado a um pobre País quase em bancarrota, porque este governante e seus sequazes, para alimentar um enorme séquito de clientelismo, para satisfazer as suas vaidades em realizar obras megalómanas de regime. Lembramos TGV (Transport de Grand Vitesse), TTT (Terceira travessia do Tejo), PPP (parcerias públicas privadas). Aproveitamos para opinar que uma alternativa económica ao TTT seria transferir a capital do Reino para o Poceirão. Para que todos estes devaneios se concretizem, são necessários muitos sacrifícios, e é a multidão dos papalvos que se exige que apertem o cinto, para a realização destas e outras loucuras.

Apesar de tudo quero dizer-vos, que é possível ver alguma luz ao fundo do túnel para este estado, que caiu bem no fundo, por culpa daqueles que ao longo dos últimos anos, só pensaram em si, nos seus féis seguidores e autisticamente desgovernaram este Reino.

Pensem que bastava racionalizar os gastos supérfluos que levam milhões de euros do depauperado erário público. Estamos convencidos e estão feitos os cálculos que muito dos sacrifícios pedidos seriam desnecessários. Eis alguns exemplos de despesismos a evitar e a eliminar:

Parcerias publicas, Fundações, Institutos, Consultadorias. Quase todas estas entidades não têm qualquer importância nem interesse comum, apenas servem um enorme exército de administradores, consultores, vice consultores, etc alimentados pelo dinheiro de nós todos tais como os parasitas que se instalam nos suportes saudáveis. Exemplo concreto para vossa compreensão, a Fundação Mário Soares recebe da Câmara Municipal de Lisboa e da Câmara Municipal de Leiria centenas de milhares de euros, para quê e a que título?

O segmento do Orçamento para Consultadoria aos Gabinetes de Advogados afectos ao Governo, representam milhões de euros, equivalente ao que o Governo foi rapar aos bolsos dos portugueses com o fim do abono de família. O que fazem os advogados e os gabinetes de consultores do Estado?

Setecentos mil desempregados, deviam ser motivo de solidariedade por parte dos Administradores Públicos que recebem obscenas remunerações, e a estes o Governo não é capaz de exigir quaisquer sacrifícios, assim como aos Bancos que vão receber uma parte bem significativa do empréstimo da troika e manifestam sempre milhões de lucros. Qual o medo em taxar estes lucros, que todas as empresas têm que pagar.

Vamos ter uma oportunidade de afirmar a nossa vontade e castigar aqueles que nos levaram para o fundo, e agora aparecem como salvadores.

1 comentário:

António Coimbra disse...

*****gosto do conteúdo global...mas é da imagem que mais gosto, legado de Rafael...